quinta-feira, 3 de abril de 2008

Era uma vez uma promessa de blog

Inaugurar um blog não é coisa fácil. É aquele velho dilema: "Escrever o quê?".

Quando falava de minha vontade em ter um blog, me perguntavam: "Ah é? E vai ser sobre o quê?". Eu dizia, digo e direi a quem o perguntar: "Não elegi um tema. Serão reflexões, mesmo". Fico divagando: a gente não pensa, vive ou reflete por "bloquinhos", numa tosca comparação. Claro que a gente herda socialmente e, ao mesmo tempo, constrói categorizações que ajudam a "organizar" o pensamento, mas em momento nenhum ele se disassocia assim, dividinho. Minha vontade já é antiga. Mas sempre adiava. "Ah, qualquer dia faço".

Lembro-me de um dia em que estava no ônibus e um senhor mais idoso entrou com um violão. Eu voltava do estágio; ainda estava em férias na faculdade. Cansada, com fome e com o celular marcando umas seis da tarde. Pra mim era só mais uma pessoa a entrar. Afinal, BH com seus três milhões de habitantes (é isso mesmo?) é um vaivém intenso de pessoas, e o ônibus é um dos melhores mostruários disso. Pois bem, estava a olhar pela janela e pensar na vida, atividade preferida dentro de ônibus, quando começa um inezita barroso: "Com a marvada pinga é que eu me atrapáio/Eu entro na venda e já dou meio táio/Pego no copo e dali não saio/Ali memo eu bebo/Ali memo eu caio". E uma voz até boa, entoada, animada e apaixonada. Quem era? Aquele senhor. E as pessoas da parte da frente do ônibus estão sorrindo, junto com o trocador. Daí ele entoa mais uma, da qual sinceramente não me lembro. E agora os passageiros de trás também já acham graça. E ele volta com a marvada. Desta vez, alguns lá da frente até ajudam. E eu, então, percebo que estou com um daqueles sorrisos tipicamente abobados estampados no rosto e alguns pêlos do braço eriçados. Ou seja, estava arrepiada.

O que mais ele cantou? Não sei, porque meu ponto chegou. E naquele dia, caminhando pela calçada, a um quarteirão de casa, eu senti uma vontade transbordante de colocar aquilo no papel. Tá bem, pode ser numa tela de computador, se agora parece que vai ser assim. E sempre prometia pra mim mesma (e para algumas pessoas) que iria fazer meu blog. Só que só agora eu resolvi cumprir a promessa.

5 comentários:

marigarcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marigarcia disse...

Qual a melhor forma de dar início a um blog do que com uma boa história? Ônibus de fato é um dos espaços mais ricos para gente como a gente que está tentando aprimorar o olhar para o jornalístico. Boa sorte e que venham muitos e muitos devaneios.
Mari

Dea disse...

Bem do seu jeitinho, eu torço muito para que esse blog se edifique e nos presentei com suas reflexões. Gosto das suas dúvidas. Me são familiares. E que delícia essa história da viola no ônibus! Adoro a cultura caipira!!
Rsrsrsrs =) Um beijo querida!

Carlos Jáuregui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Jáuregui disse...

Meu deus, fiquei arrepiado tb. Será que foi porque vc falou de cachaça em algum momento do texto?

Mas sem brincadeira:

Graças a deus eu tenho dois olhos, duas orelhas e o que restou dos outros sentidos; entretanto, acho que vai ser interessante ver o mundo através "dos seus olhos" e do que vc pode somar de ficção e beleza à realidade... (mas, se da próxima vez, tiver cachaça, me põe na história)